Aproveitando o dia da igualdade feminina a Checkup dos Olhos, clínica de olhos em SP, traz hoje um artigo sobre as mulheres na oftalmologia. Leia e confira histórias maravilhosas.

Igualdade Feminina Mulheres na Oftalmologia

Compartilhe seu olhar ;0)

O dia 26 de agosto foi escolhido como o dia da igualdade feminina, para lembrar as lutas das mulheres pelos direitos civis e maior representatividade política. Além disso, mostrar que apesar das conquistas já alcançadas, as profissionais têm ainda um longo caminho pela frente. Para comemorar, vamos falar um pouco mais sobre as mulheres na oftalmologia.

Primeiras mulheres na medicina

Sobre a trajetória feminina em várias profissões, não é difícil perceber como é jovem a sua presença e justa a cobrança por igualdade.

Na medicina, por exemplo, foi somente em 1887 que surgiu a primeira médica brasileira.

Falamos da gaúcha Rita Lobato Velho Lopes, nascida em 1866. A saber, a primeira mulher brasileira a receber um diploma!

E não era para menos! A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi a primeira escola pública de nível superior do Estado a permitir o ingresso de mulheres.

Ainda assim, sua primeira turma, formada em 1918, graduou apenas duas mulheres: Delia Ferraz e Odette Nora.

Na oftalmologia, não foi diferente. Somente em 1942 em Nova York, que Patricia Era Bath, se tornou a primeira mulher a liderar um programa de pós-graduação em oftalmologia. Foi também a primeira mulher eleita para o quadro honorário do Centro Médico da UCLA.

Além de inventora, humanitarista e acadêmica, Patricia foi ainda a primeira mulher do Instituto de Olhos Jules Stein.

Conquistas das mulheres

O fato da presença da mulher na medicina ser recente, não a torna menos importante. Pelo contrário! Com pouco mais de um século atuando, elas são cada vez mais vistas nas salas de aula, consultórios, clínicas e hospitais.

A prova que o número de médicas só aumenta, são os dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), que apontaram que em 2009, eram as mulheres a maioria em relação aos novos registros daquele ano.

Também foram elas em 2011, a maioria a assumir o primeiro posto entre os médicos com até 29 anos.

O crescimento e a presença feminina são notórios, no entanto, considerando que até os anos 70 a profissão era predominantemente masculina, os homens devem ainda ser a maioria por mais uma década e meia.

Falando especificamente da oftalmologia no Brasil, por aqui as mulheres somam hoje, apenas 30% do todo.

Contudo, segundo o estudo de projeção do CFM (Conselho Federal de Medicina), seguindo este crescimento, até 2028 elas devem assumir a liderança no mercado.

Mulheres na oftalmologia

Olhando para este crescimento, diversas áreas vêm se mobilizando por melhorias, especializações e igualdade feminina.

Na oftalmologia não poderia ser diferente! Pensando neste movimento, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) criou a Comissão Mulher.

Inspirada nas já conceituadas Medical Women’s International Association (MWIA) e Women in Ophthalmology (WIU), a Comissão tem como objetivo, a valorização dos aspectos sociais, econômicos e profissionais da mulher no trabalho e na universidade.

Busca ainda fomentar a discussão sobre a igualdade de gênero na prática médica e, incentivar a disseminação de experiências de gestão de oftalmologistas brasileiras.

Além disso, oferece ferramentas de estímulo ao empreendedorismo na oftalmologia entre mulheres.

O Comitê estimula o surgimento de lideranças entre as oftalmologistas brasileiras e a maior participação das médicas nas Diretorias Executivas das Entidades Representativas.

Segundo a CBO (conselho Brasileiro de Oftalmologia), “É cada vez mais evidente a necessidade de criar mecanismos que facilitem a troca de experiências entre as mulheres médicas. Assim, aproveitamos o know-how de influentes oftalmologistas, que se destacaram por sua liderança e gestão e hoje assumiram, ou fazem parte, as diretorias dos Departamentos de Oftalmologia, Cursos Credenciados, Hospitais e Clínicas Oftalmológicas.”

Da nossa parte, desejamos às mulheres sucesso em suas carreiras e um ótimo dia da igualdade feminina à todas!

Deixe um comentário ou clique aqui para agendar uma consulta.

Fonte de pesquisa: CBO.Net

Checkup dos Olhos, sua clínica oftalmológica em são Paulo.

Deixe uma resposta