Alerta para o aumento dos problemas de visão durante a pandemia

Compartilhe seu olhar ;0)

O confinamento provocado pela pandemia do novo coronavírus deixou sua marca, inclusive na visão das pessoas. Estas, no intuito de se manterem ativas socialmente, se voltaram para os meios eletrônicos para conseguir trabalhar, estudar, conversar com os amigos e a família, se exercitar, assistir shows, fazer compras e, desta forma, aumentaram sua permanência diante das telas. Mas será que este comportamento pode causar aumento dos problemas de visão durante a pandemia? É o que vamos ver!

Aumento dos problemas de visão durante a pandemia

Preocupados com a visão da população, um grupo de mais de 50 especialistas em oftalmologia de Portugal e Espanha, realizaram um estudo denominado #VisãodeFuturo: A Saúde Ocular em Tempos de Coronavírus, e assim determinar a gravidade da situação.

De acordo com o estudo, 78% dos participantes apresentaram piora de sua saúde ocular durante a pandemia, sendo a miopia e o olho seco os principais distúrbios.

Outras patologias graves, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinopatia Diabética ou Glaucoma, também foram identificadas e que conforme afirmam os especialistas, se não forem tratadas a tempo, podem evoluir levando a perda da visão.

Causa do aumento dos problemas de visão durante a pandemia

Como causa dos problemas, os especialistas identificaram principalmente o uso frequente de máscaras, que aumenta a secura dos olhos, bem como o aumento do tempo diante das telinhas e a redução das piscadas.

Além disso, a diminuição de visitas ao oftalmologista, provocada pelo medo de sair de casa, também é citada como causa para o aumento e agravamento de problemas oculares.

Como evitar problemas visuais durante a pandemia

Aqueles que trabalham com o computador, bem como os jovens e as crianças que passam muito tempo diante das telas, precisam fazer pausas de 2 a 3 minutos a cada hora, para descansar a vista.  

Outra dica é tentar não ficar muito tempo sem piscar, para manter os olhos lubrificados. Uma alternativa é o uso de lágrimas artificiais. Converse com o seu oftalmologista a respeito do assunto.

Além disso, como falamos no artigo, “Cuidados com a visão ao montar seu home office”, se atente a posição da mesa para evitar os reflexos de luz e cuide da iluminação e ventilação, uma vez que a secura do ambiente pode piorar o olho seco.

E claro, não deixe de procurar o oftalmologista. Como vimos, deixar de ir ao médico, pode agravar sua situação e dependendo do problema, pode inclusive levar a perda de visão. Não deixe que isso aconteça com você.

A visão dos brasileiros

Apesar da pesquisa anterior ter sido realizada na Europa, ela traz dados importantes, principalmente se considerarmos que 34% dos brasileiros nunca foi ao oftalmologista e mais de 35 milhões apresenta algum tipo de problema de visão.

Para se ter uma ideia, segundo o documento “As Condições da Saúde Ocular no Brasil 2019“, elaborado pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), naquele ano, a cegueira já atingia 1.577.016 de brasileiros, o equivalente a 0,75% da população, sendo que destes, 74,8% poderiam ter sido prevenidos ou curados, se tratados a tempo.

Ainda de acordo com a CBO, as principais causas da cegueira são a catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Quando se trata de deficiência visual, os erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia) aparecem no topo da lista, seguidos da catarata e DMRI.

Desta forma, fica ainda mais claro que as consultas periódicas com o especialista é a melhor maneira de prevenir e tratar precocemente as doenças.

Segundo Cristiano Caixeta Umbelino, secretário-geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), “dentro da oftalmologia, há doenças que são perfeitamente tratáveis e outras que, se diagnosticadas em estado mais avançado, podem comprometer a qualidade de vida e a lesão pode não ser mais reversível”.

Checkup dos Olhos Foco na prevenção ™

E foi para ajudar a melhorar a visão dos brasileiros que a Checkup dos Olhos criou o Checkup dos Olhos – foco na prevenção ™.

Com ele, podem ser realizados mais de 120 possibilidades de exames utilizando a mais moderna tecnologia de equipamentos, sem falar no total acompanhamento, tão essencial aos pacientes, principalmente os de casos crônicos.

Independentemente do seu problema, se você é um destes que passou a quarentena sem ir ao oftalmologista, a hora é agora. Ligue e agende já a sua consulta e venha conhecer de perto esta tecnologia.

E se tiver alguma dúvida ou comentário, escreva para nós!

Checkup dos Olhos, nosso foco é a prevenção.

Deixe uma resposta