Você sabe o que é DMRI Degeneração Macular Relacionada à Idade? É a principal causa da perda de visão de pessoas com mais de 50 anos. Acesse e saiba mais.

DMRI Degeneração Macular Relacionada à Idade Causas e Tratamentos

Compartilhe seu olhar ;0)

Quem acompanha o blog da Checkup dos Olhos (clínica oftalmológica em São Paulo) deve ter percebido que estamos constantemente falando sobre doenças que atingem as pessoas após uma certa idade. A DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade, é uma delas, sendo a causa mais comum de perda da visão em pessoas com mais de 50 anos.

Como já sabemos, a maior prevenção é a informação. Então vamos lá!

DMRI – Degeneração Macular Relacionada À Idade

A DMRI é uma doença que ocorre em uma pequena região no centro da retina chamada mácula, responsável pela visão dos detalhes.

A perda da visão central tão comum na DMRI, ocorre quando as células fotorreceptoras (as células sensíveis à luz da mácula), responsáveis por converterem a luz do campo visual em impulsos elétricos, são degeneradas.

Sintomas da DMRI –Degeneração Macular Relacionada À Idade

Muitas pessoas nem imaginam que têm degeneração macular e infelizmente só descobrem o problema quando este já se agravou.

Isto porque nos estágios iniciais, a DMRI não apresenta sintomas.

No entanto, alguns podem se queixar de embaçamento na visão central, especialmente durante as tarefas corriqueiras que exigem foco.

A partir de sua progressão, o paciente pode observar algumas manchas no campo visual central.

Importante destacar que se um olho é afetado pela DMRI, o outro olho inevitavelmente irá desenvolver a doença.

Já a extensão da perda da visão central vai depender do tipo de DMRI (seca ou úmida), da rapidez do diagnóstico e do início do tratamento.

Tipos de degeneração macular relacionada à idade

DMRI seca

A DMRI seca é a forma mais comum e leve da doença e segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia CBO, corresponde a cerca de 90% dos casos de degeneração. Ela é causada principalmente pelo envelhecimento e o desgaste natural dos tecidos da mácula.

Neste caso a perda da visão ocorre aos poucos ao longo dos anos e as pessoas não costumam perder totalmente a visão central. Apenas as tarefas mais cotidianas que exigem visão perfeitamente focalizada podem tornar-se mais difíceis.

Assim, as pessoas podem sentir certa dificuldade para ver rostos, conduzir, ler, escrever ou ainda cozinhar e consertar coisas em casa.

Para evitar que isto aconteça é importante que tanto o diagnóstico, quanto o início do tratamento ocorram de forma rápida, para que o problema afete o mínimo possível a qualidade de vida do paciente.

Desta forma, esteja atento a sua visão e comunique ao oftalmologista qualquer alteração.

DMRI úmida

Como dissemos a  DMRI úmida ou exsudativa representa uma pequena parte do todo (cerca de 10% dos casos), mas infelizmente é a mais agressiva.

Aqui, os vasos sanguíneos anormais começam a crescer sob a retina, causando a chamada neovascularização.

A questão é que se esses novos vasos apresentarem vazamento de líquido ou sangue, podem distorcer a visão central, podendo progredir rapidamente.

Ao contrário da DMRI seca, neste caso a perda da visão ocorre de forma mais rápida e perceptível.

Causas da DMRI

Apesar de ainda desconhecidas as causas, já se sabe que alguns fatores podem ser responsáveis pelo aumento do risco da DMRI. Entre eles estão, além da idade, o histórico familiar, ter pele e olhos claros e fatores externos e comportamentais como o tabagismo, exposição ao sol e ingestão de alimentos com alto índice de gorduras saturadas.

Tratamento da DMRI

O mais importante é procurar um oftalmologista que terá condições de diagnosticar a DMRI e propor o melhor tratamento e medicação adequada.

Em segundo lugar, saiba que atualmente já existem tratamentos capazes de barrar a progressão da DMRI e até recuperar parte da visão perdida.

O sucesso destes tratamentos, no entanto, está ligado ao diagnóstico precoce.

Portanto não espere! Percebeu algo errado procure o oftalmologista.

Checkup dos olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Agora que você já viu como é importante cuidar da saúde dos olhos, venha falar com a gente.

Aqui na clínica, podem ser recomendados até 20 exames antes de fechar o seu diagnóstico.

E o melhor: todos realizados no mesmo local e o resultado fica pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!

Gostou, quer mais informações?

Acesse o WhatsApp ao lado ou clique aqui para fazer seu agendamento!

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo

6 thoughts on “DMRI Degeneração Macular Relacionada à Idade Causas e Tratamentos

Deixe uma resposta