No artigo de hoje, a Checkup dos Olhos, clínica oftalmológica de São Paulo, vai te mostrar 5 razões para você fazer um check-up dos olhos com urgência. Leia e confira

5 razões para fazer um check-up dos olhos com urgência

Compartilhe seu olhar ;0)

Viemos de um tempo em que só íamos ao oftalmologista nos casos de emergência ocular ou quando percebíamos que não estávamos enxergando bem. Checkup dos olhos então, nem pensar! Exames de rotina só para ver o coração ou outras funções vitais. Mas e se eu te disser que existem pelo menos 5 razões para fazer um check-up dos olhos com urgência, você acreditaria?

5 razões para fazer um check-up dos olhos com urgência

Todos sabem que a melhor forma de se prevenir contra doenças, é procurar o médico antes dos sintomas aparecerem, ou seja, antes que o problema já esteja instalado.

Se pensar que independente da idade, todos estão sujeitos a problemas oculares, podemos dizer que fazer um check-up dos olhos é o que vai garantir o melhor tratamento.

Mais que isso, em alguns casos, pode até evitar o aparecimento de certas doenças.

Mas se ainda não está convencido, leia os motivos abaixo.

1- Prevenir Problemas de Refração

A visão se desenvolve na infância, atingindo sua maturidade por volta dos cinco anos de idade.

Já nessa fase, algumas crianças podem apresentar problemas como estrabismo, ambliopia (“olho preguiçoso”) e ptose (pálpebra caída), que se descobertas a tempo, podem ser reversíveis.

E é no início da vida escolar que podem surgir outras doenças oculares que tendem a atrapalhar o aprendizado da criança, como por exemplo, a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.

Acima de tudo, fazer o check-up dos olhos ainda na infância é o que vai garantir que os problemas acima possam ser descobertos e tratados antes de prejudicarem a vida dos pequenos.

2- Diagnosticar o Ceratocone

Outro problema que surge ainda na juventude é o  Ceratocone, que provoca irregularidades na córnea e surge entre os 13 e 20 anos de idade. A doença que acomete uma a cada duas mil pessoas, surge normalmente acompanhada de coceira excessiva nos olhos.

É também na juventude que aumentam o uso de aparelhos eletrônicos que podem causar danos como por exemplo, Síndrome da Visão do Computador (CVS) e o agravamento da Miopia e da Hipermetropia.

Por este motivo, é comum jovens com alguns destes problemas sentirem dores de cabeça, olhos vermelhos, olho seco, coceira e problemas de focagem após estudar, assistir à televisão ou usar o computador.

Procurar um oftalmologista periodicamente e fazer um check-up dos olhos é o que vai garantir manter em dia a saúde ocular desta turma.

3- Acompanhamento da Presbiopia

Popularmente chamada de doença do braço curto ou vista cansada, a Presbiopia surge por volta dos 40 anos, atrapalhando a visão das pessoas mais maduras.

É por isso que a maioria acaba sendo obrigada a usar óculos para enxergar objetos de perto.

Além de fazer o acompanhamento para medir o grau da presbiopia, a realização do checkup dos olhos nesta fase da vida é essencial para a medição anual da pressão intraocular e a avaliação de fundo de olho, a fim de identificar danos que doenças como o diabetes podem causar à visão.

4 – Prevenir Glaucoma

Uma das razões para para fazer um check-up dos olhos com urgência é o fato de existirem problemas oftalmológicos que surges com frequência a partir dos 35, 40 anos de idade: falamos do Glaucoma.

Esta é uma doença ocular crônica (não tem cura), que além de provocar lesão no nervo óptico, causa alterações no campo visual, podendo inclusive levar à cegueira.

Na maioria dos casos, o surgimento desta doença é acompanhado do aumento da pressão intraocular (dentro dos olhos).

Importante saber que cerca de 80% dos casos de glaucoma não apresentam sintomas, o que dificulta o diagnóstico da doença, daí a importância de se prevenir, fazendo o check-up regularmente.

5 – Diagnosticar a Catarata e a DMRI

Como as demais partes do corpo, nossos olhos também envelhecem, provocando alterações visuais que causam esforço visual intenso, baixa na qualidade da visão, dores de cabeça, sonolência e até falta de concentração.

Nesta fase que surgem doenças oculares como a Catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). Doença ocular que afeta a área central da retina (mácula), provocando a perda progressiva da visão.

Nos dois casos, o check-up dos olhos ajuda a detectar a doença, oferecer o melhor tratamento e até devolver a visão, como ocorre por exemplo, nas cirurgias de Catarata, que é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Checkup dos olhos clínica oftalmológica em São Paulo

Agora que você já conheceu as 5 principais razões para fazer um check-up dos olhos com urgência, venha para a Checkup dos Olhos, clínica oftalmológica em São Paulo, e tenha acesso ao nosso atendimento humanizado.

Além disso, você tem acesso ao Checkup dos Olhos foco na prevenção, onde são recomendados mais de 120 exames, à critério do especialista para fechar o seu diagnóstico.

E o melhor: todos realizados no mesmo local, com resultado pronto em até 30 dias. Mais compreensão e facilidade para a sua vida!

Gostou, quer mais informações?

Acesse o WhatsApp ao lado ou clique aqui para fazer seu agendamento!

Checkup dos Olhos sua clínica oftalmológica em São Paulo

5 thoughts on “5 razões para fazer um check-up dos olhos com urgência

Deixe uma resposta